Saiba tudo sobre Genival Lacerda, o grande artista da música nacional

Saiba-tudo-sobre-Genival-Lacerda,-o-grande-artista-da-música-nacional

Você conhece Genival Lacerda, autor do clássico nordestino “Severina Xique Xique”? Ele é um artista que já escreveu história na música brasileira e deixou um rastro de sonoridade e regionalismo por onde passou.

Quer saber mais sobre esse grande músico? Então continue lendo o artigo e inspire-se com a história de vida e de arte de Genival Lacerda.

Um pouco de história

Nascido em 15 de abril de 1931, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, Genival Lacerda iniciou a sua carreira no Nordeste mesmo, mais precisamente na década de 50. Conhecido por cantar Forró, Xaxado e Baião, ele se mostrou um cantor e compositor habilidoso e, como instrumentista, seu ponto forte é a sanfona.

A consagração na década de 70

Embora o primeiro disco de Genival Lacerda (78 rotações) tenha sido gravado em 1955, alcançando um sucesso razoável com a canção “Coco de 56”, foi somente em 1975 que ele de fato explodiu no cenário nacional e passou a influenciar o Forró no Brasil.

Genival virou referência de humor e musicalidade com a faixa “Severina Xique Xique”. Quem não lembra do clássico e empolgante refrão: “Ele tá de olho é na butique dela, ele tá de olho é na butique dela…”? Provavelmente você até leu esse trecho cantando, acertei? A composição foi feita em parceira com João Gonçalves e rendeu a Genival mais de 800 mil cópias vendidas.

Maiores sucessos de Genival Lacerda

Os maiores hits de Genival Lacerda são, sem dúvida nenhuma, “De quem é esse jegue?”, “Severina Xique Xique” e “Radinho de pilha”, no entanto, é fácil encontrar muitas outras músicas famosas no meio dos mais de 70 discos que o cantor gravou.

Dentre os álbuns lançados por ele estão “Canta Luiz Gonzaga”, “60 anos de Forró com muita alegria”, “Se não fosse o Forró”, “Aqui só tem Forró”, “Cabeça chata”, “Meu Nordeste”, dentre outros CDs e LPs.

Participações em filmes

Para um cantor, até que a filmografia de Genival Lacerda é grande. Em 1979, já estourado no país, ele viveu um cantor de Forró no filme “Vamos Cantar Disco Baby”, em 1985 foi a vez de estrelar na obra cinematográfica “Made in Brasil”, vivendo novamente um cantor. Cinco anos mais tarde, deu vida a um outro personagem musical no filme “Beijo 2348/72”. Por fim, em 2009, viveu ele mesmo em um documentário sobre a sua carreira.

Genival Lacerda na atualidade

Genival é tão bom no que faz, que mesmo após mais de seis décadas de trajetória, ele continua tocando e cantando pelo Brasil afora. A agenda dele é intensa, especialmente durante o período de festas juninas. Recentemente, Genival Lacerda fez uma participação no filme Foliar Brasil, que ainda não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a vida e obra desse grande mestre da música nordestina? Genival Lacerda, com sua alegria de viver e com sua musicalidade, sempre inspirou o forrozeiro Adelmario Coelho. Então fica aqui a nossa homenagem a este homem de valor, compositor de mão cheia, cantor irreverente e sanfoneiro de sucesso. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

Adelmario Coelho representa o autêntico forró pé-de-serra, divulgando, através de suas canções, os costumes e a cultura do Nordeste. Do seu trabalho emana o calor, a alegria e a força do povo nordestino. Conhecido como o “Forrozeiro do Brasil”, traz em seu estilo vibrante uma variedade de ritmos como o baião, o xote e o xaxado, que se integram em shows inesquecíveis. O cantor já foi assistido por mais de um milhão de pessoas em suas turnês, que acumulam uma média de 120 shows por ano, realizando participações em grandes eventos e expandindo o forró não só durante o São João. Ao todo, sua carreira registra mais de mil shows e já ultrapassa a faixa de um milhão de CDs vendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *