Você sabe o que é Dança de São Gonçalo? Conheça essa incrível tradição nordestina!

Você-sabe-o-que-é-Dança-de-São-Gonçalo-Conheça-essa-incrível-tradição-nordestina

Você já se deixou embalar pela Dança de São Gonçalo? Ao menos já ouviu falar sobre essa rica manifestação cultural? Se você não conhece essa dança típica que chegou ao Brasil no século XVIII, não se preocupe, pois vamos te contar tudo sobre essa tradição que nasceu em Portugal, mas há muito tempo está enraizada na cultura nordestina. Vem conferir os detalhes dessa maravilhosa dança!

Como surgiu a Dança de São Gonçalo?

Essa dança tem origem portuguesa, mas é dançada tradicionalmente em diferentes estados do Brasil, havendo diferenças de região para região. Antigamente, a Dança de São Gonçalo acontecia no interior das igrejas, sempre em 10 janeiro, data da morte do santo homenageado, que faleceu no ano de 1259. A tradição veio para o Brasil no início do século XVIII e foi trazida pelos fiéis de Santo Amarante. No começo, a celebração envolvia não só a dança, mas festas e romaria para São Gonçalo, conhecido pelos devotos como santo milagreiro, casamenteiro, remédio contra enchentes e protetor dos violeiros. Por falar nisso, na imagem popular de São Gonçalo, ele carrega uma viola.

A Dança de São Gonçalo no Brasil

No nosso país não há um dia fixo para homenagear São Gonçalo. Além disso, os fiéis não fazem mais romarias e festas para o santo. Apenas oferecem uma cerimônia com dança e reza, sempre que alguém alcança uma graça. Essa manifestação cultural pode ser encontrada praticamente no Brasil inteiro, mas em algumas regiões a tradição é mais forte como, por exemplo, no Nordeste, até porque o primeiro registro que se tem da Dança de São Gonçalo em terras tupiniquins foi em 1718, na Bahia. A festa ocorreu justamente na igreja de São Gonçalo, em Salvador. A celebração contou com padres, fidalgos, escravos, mulheres e o nobre Marquês de Angeja.

Como é a dança no Nordeste?

Atualmente a dança costuma ser realizada em casa ou em outro local coberto, diante de um altar com a imagem do santo. Os dançarinos ficam em duas fileiras distintas: uma de mulheres e uma de homens, ambas voltadas para o altar de devoção. Cada uma das filas é liderada por dois violeiros, nomeados de mestre e contramestre. Eles são responsáveis por dirigir todo o ritual.

Vale ressaltar que a dança é dividida por partes que se chamam voltas. Entre cada uma das voltas os participantes param e aproveitam para comer as iguarias. A manifestação cultural é animada, pois os violeiros cantam durante as voltas, enquanto os dançarinos sapateiam e se dirigem ao altar para beijar o santo. Na última volta, os dançarinos seguram o santo.

Lembrando que cada região tem suas próprias coreografias, mas, no Nordeste, essa é a forma de dança que predomina.

Curiosidades sobre a dança de São Gonçalo

Em Alagoas, a dança conta com elementos litúrgicos e as moças se vestem de branco para participar do ritual. Em Pernambuco, mulheres costumam vestir saia azul e blusa branca. Já na Bahia, os dançarinos podem vestir o que desejarem;

Em Sergipe, a dança foi implantada por um padre, que introduziu o costume como forma de atrair fiéis e catequizá-los. O traje é livre por lá. Em algumas cidades do Estado, como por exemplo, Laranjeiras, a dança é executada, em sua maioria, por homens negros;

Há alguns locais do Nordeste em que as mulheres não possuem papel ativo na dança. Cabe a uma delas apenas carregar o santo.

E aí, gostou de conhecer a Dança de São Gonçalo mais a fundo? Tem alguma informação importante a acrescentar sobre essa tradição? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *