Saiba as melhores épocas do ano para aproveitar as festas do Nordeste

Saiba-as-melhores-épocas-do-ano-para-aproveitar-as-festas-do-Nordeste

O Nordeste é alegre e festivo por natureza, tanto que no seu calendário há festas praticamente o ano inteiro. Esse é um dos fatores que torna a região tão atrativa para nativos e turistas. Além disso, é um dos motivos que faz do Nordeste uma terra interessante e rica culturalmente.

Quer descobrir quais são as melhores épocas do ano para visitar o Nordeste e aproveitar as festividades? Então continue lendo o nosso post!

Janeiro, Fevereiro e Março

Em fevereiro, o clima carnavalesco invade completamente as cidades Nordestinas. Em Olinda e Recife, o frevo e os bonecos gigantes tomam conta das cidades, enquanto em Salvador e Porto Seguro, os trios elétricos e os blocos começam a fazer os seus circuitos.

Para quem gosta de folia, esses destinos, sem dúvida nenhuma, são os melhores no primeiro trimestre do ano, até porque o aquecimento se inicia em janeiro e o Carnaval se estende ainda por alguns meses.

Maio

A festa do Divino acontece 50 dias depois da Páscoa, mais precisamente no dia de Pentecostes. Ela é uma das tradições festivas mais fortes no Nordeste, que foi trazida para nosso país pelos portugueses, aproximadamente no ano de 1320.

Segundo relatos históricos, a festa foi iniciada pela rainha D. Izabel de Aragão, que fez uma promessa ao Divino Espírito Santo para que as brigas entre o Rei Dom Dinis e o seu filho Dom Afonso acabassem e eles se entendessem quanto à herança do trono.

Atualmente, a Festa do Divino é muito popular no Nordeste, principalmente no Maranhão. Na cidade de Alcântara, por exemplo, mais de 100 mil pessoas participam dos cortejos, missas e levantamento de mastro.

Junho

Uma das épocas mais favoráveis para visitar o Nordeste é o mês de junho. Nesse período acontecem animadas festas juninas em todos os estados nordestinos.

Com danças e comidas típicas, bandeirolas, fogos de artifício, shows de Forró e concursos de quadrilha, cidades como Campina Grande, Caruaru, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Aracaju e Fortaleza celebram os santos católicos em grande estilo. No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, no dia 24 é comemorado o São João e no dia 29 é celebrado o dia de São Pedro.

Dezembro

Dezembro também é um ótimo mês para visitar o Nordeste. Além da possibilidade de curtir o início do verão nas belas praias nordestinas, é possível aproveitar outra manifestação cultural da região: o Reisado, também chamado de Folia de Reis.

Essa festa foi introduzida na época do Brasil Colonial e a tradição foi trazida pelos portugueses. A Folia de Reis celebra o Natal e o seu palco normalmente é em praças públicas e ruas das cidades. A partir de 24 de dezembro saem inúmeros reisados e cada bairro tem a sua folia, com danças e cantos distintos. Vale ressaltar que a Folia de Reis vai até o dia 6 de janeiro.

Uma coisa é certa: independente da época do ano que você escolher para visitar o Nordeste, essa região estará te esperando com muitos quitutes, belezas naturais, música, dança e braços bem abertos para te acolher!

E aí, já sabe em qual época vai querer aproveitar as festas do Nordeste? Comente com a gente e continue lendo nossos posts aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *