Junho, o mês do forró

junho_mesdoforro

Época mais aguardada pelos forrozeiros de todo país, o mês de junho marca a abertura dos festejos juninos em todo o Nordeste. São comemorações nas cidades, vilas e povoados durante os 30 dias do mês.

São três os santos homenageados: Santo Antônio, o casamenteiro e ajudador dos pobres, São João o santo festeiro, e São Pedro, o responsável por guardar as portas do céu, fazer chover e ainda protege os pescadores e as viúvas. Reza a lenda no dia 24, o dono da festa dorme para não sentir vontade de descer à terra, por esta razão seus seguidores soltam fogos para acordá-lo e assim fazer com que ele participe dos festejos.

A tradição de se comemorar os festejos de junho remetem aos Portugueses que trouxeram na bagagem no período de colonização e perdura até os dias de hoje na maioria dos estados do Nordeste com uma força maior na Bahia, onde todos 417 municípios fazem festa. Sergipe, Pernambuco e Paraíba também são conhecidos por realizarem eventos grandiosos.

Os festejos são regados ao som do forró tradicional, casando ainda com as comidas típicas, licor, fogueiras e fogos de artifício. Com uma decoração particularmente colorida, as praças e ruas se enchem de bandeirolas, balões e elementos que remetem ao clima acolhedor do interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *