7 praias que você deve conhecer no Nordeste brasileiro

7-praias-que-você-deve-conhecer-no-Nordeste-brasileiro

Já cantavam os mestres Gonzagão e Gonzaguinha: “minha vida é andar por esse país (…) guardando a recordação das terras onde passei”. As raízes e a saudade vão sempre trazê-los de volta pro o Nordeste — cantinho do Brasil que Deus caprichou mais ainda pra criar.

E não faltam coisas boas pra mostrar por aqui. Já falamos sobre a comida arretada desta parte do mapa; sobre o arrasta-pé que faz a gente mexer o corpo, sobre a diversidade culturalque encanta tanta gente!

Hoje chegou a vez de montar um guia sobre nosso litoral, retratando as praias que fazem do Nordeste um verdadeiro paraíso terrestre! Pronto para conhecer nosso roteiro?

Praia do Espelho

Iniciamos o post com uma belíssima praia da Bahia. No sul do Estado, entre a famosa Trancoso e Caraíva, está a Praia do Espelho, mais uma beneficiada pelo sol quase constante nessa região.

Seu diferencial está no fato dela ainda ser um cartão-postal pouco explorado e de ter aquele arzinho de praia reservada. Chegar no local não é tão simples, mas logo você é compensado pelo cenário de perder o fôlego, cheio de falésias, com água quente e cristalina oscilando entre tons de verde e azuis que revelam, também, arrecifes imensos de corais.

Morro Branco

As praias do Ceará merecem um post só pra elas. De fato, é difícil escolher quais delas citar. Mas uma presença é obrigatória quando se fala em praias do Nordeste brasileiro: Morro Branco. Essa maravilha a pouco mais de 75 km de Fortaleza até engana porque “branco” é uma mera convenção que deve ficar só no nome. Isso porque as falésias desse cantinho são cheias de cores. Sim, cores! E não por outro motivo são usadas para criar paisagens engarrafadas por artesãos país afora. Sobre a água, nem é preciso entrar em detalhes, certo? Se passar por lá, não deixe de caminhar pelo Labirinto das Falésias, entre as dunas.

Carneiros

Capricho dos deuses, privilégio dos brasileiros, orgulho dos nordestinos. A cidade pernambucana Tamandaré fica a mais ou menos 110 km de Recife. E por falar nisso, essa praia presenteia quem a visita com um muro de recifes de coral formando uma enorme piscina natural com águas mornas, transparentes e calmas.

Quem gosta de calmaria pode dar um pulinho em cenários pacatos e pouco conhecidos como a Ilha de Santo Aleixo, um paraíso quase intocado, tranquilo e silencioso.

Praia do Leão

Dizem que quando Américo Vespúcio chegou a Fernando de Noronha atestou que o paraíso era definitivamente ali. Não podia existir melhor impressão — que sim, é a que fica —, e a Praia do Leão ajuda a confirmar isso.

No arquipélago com mais de 20 ilhas, a Praia do Leão se sobressai como a mais extensa do território, embora mais deserta. Exatamente por isso é cenário ideal para a desova de tartarugas marinhas, facilmente encontradas por lá.

Na Praia do Leão a areia avermelhada contrasta com a água esplendidamente azul. Não restam dúvidas de que a área é mesmo um Patrimônio Mundial Natural. Certo?

Canoa Quebrada

O mar tranquilo rodeado por falésias de até 30 metros é convite irrecusável para quem procura muita paz e tranquilidade. Democrática e variada como qualquer outra parte do Nordeste, Canoa Quebrada é perfeita para os praticantes de esportes como windsurf, kitesurf e paraglider, beneficiados pelo vento generoso que sopra na região.

Jericoacoara

O nome é difícil de pronunciar, mas cair de amores por esse complexo de praias cearenses é fácil. Como se não bastasse as águas azuis claras e a areia absurdamente branca, os moradores das vilas próximas somam simpatia e hospitalidade à natureza abençoada.

Tão abençoada que fez Jericoacoara ser reconhecida pelo Washington Post como um dos cantinhos praieiros mais bonitos do mundo. Também pudera: ao chegar lá, a 280 km de Fortaleza, o visitante vive uma experiência única: o visual remete a um deserto à beira-mar, tomado por dunas gigantes que ao final da tarde escondem o sol em tons alaranjados. A cena poderia ser típica de uma foto para o Instagram. Mas garanto que o deslumbre é grande o suficiente para fazer você esquecer qualquer tecnologia e se concentrar no espetáculo natural à sua frente.

Praia de Pipa

No Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa figura como esses pontos turísticos que concentram tudo em um lugarzinho só. Quem gosta de curtir a vibração praieira, ter contato com golfinhos e tartarugas marinhas; sentir a areia vermelha nos dedos dos pés ou limpar o corpo e a alma com um generoso banho de mar já pode arrumar as malas e partir rumo a esse recanto, a 85 km de Natal.

Isso não quer dizer, porém, que os visitantes interessados em um pouquinho mais de agitação não encontrem espaço por lá. A praia fica em Tibau do Sul, um vilarejo cheio de charme rústico e estrutura para receber turistas, com pousadas, excelentes restaurantes e lojinhas de souvenirs.

E aí, gostou do nosso roteiro? Que tal aumentar a nossa lista deixando algumas sugestões nos comentários? Aguardamos sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *