De onde surgiu a Festa de São João?

Curiosidades-do-Nordeste_-de-onde-surgiu-a-Festa-de-S¦o-Jo¦o_-702×449

A Festa de São João, comemorada no mês de junho e por isso também chamada de Festa Junina, é uma das festividades mais populares do Brasil. Entretanto, é no Nordeste que a festa se intensifica de verdade, onde as quadrilhas são mais organizadas, as sanfonas tocam mais alto, o quentão fica mais forte, as festas ficam mais cheias e a fogueira fica mais quente! As festas duram todo o mês de junho, mas especificamente no dia 24 de junho, o dia de São João, é que acontece o ápice dos festejos, no qual o Nordeste se mobiliza para comemorar o dia do santo padroeiro, tornado um feriado tradicional. As festas de São João mais animadas e tradicionais acontecem nas cidades do interior nordestino, local para onde muitos turistas e curiosos se deslocam. Mas, para além de participar dessas festividades, você já se perguntou pela origem da Festa de São João, sobre como, quando e onde ela surgiu? Acompanhe conosco esse texto e mate sua curiosidade!

Origem pré-cristã

Embora as festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio no dia 13 de junho, São João Batista no dia 24 de junho e São Pedro no dia 29 de junho, sua origem remonta às celebrações pagãs que aconteciam no solstício de verão no hemisfério norte. Povos antigos como os celtas e os egípcios organizavam rituais e festejos nesse período, onde agradeciam a fertilidade e pediam fartura nas colheitas. Esses rituais aconteceram até o século X, e como a Igreja Católica não conseguia aboli-los, transformou essas festividades em comemorações cristãs em homenagem aos três santos mencionados acima, o que foi difundido principalmente na Espanha, Portugal, França e Itália.

Povos indígenas

Curiosamente, quando os jesuítas portugueses chegaram ao Brasil, perceberam que os índios também realizavam celebrações no mês de junho relacionadas à agricultura, com danças, cantos e comidas. A partir disso, os costumes indígenas e as celebrações cristãs fundiram-se, fazendo com as celebrações juninas ficassem mais fortes e tenham se tornado uma das festas populares mais tradicionais do Brasil. Podemos perceber que os alimentos utilizados nas festas juninas brasileiras são nativos e amplamente consumidos pela cultura indígena: o milho e a mandioca, que estão na base da canjica, da pipoca, pamonha, milho cozido, caldos, cural e muitos outros!

saojoao

Atrações da festa

As várias atrações das festas de São João – como a quadrilha, a fogueira, as brincadeiras, os balões, as simpatias e as músicas – são uma mescla das tradições locais de vários lugares, como por exemplo:

  • Quadrilha

Sua origem é francesa, a partir das contradanças de salão do século XVII. A dança em par em uma sequência coreografada e interativa chegou ao Brasil no século XIX e foi adaptada até ter o formato que tem hoje, de alegres quadrilhas de festas juninas!

  • Fogueira

A fogueira era um elemento presente nas celebrações pagãs e indígenas, mas também recebeu uma explicação de cunho cristão: Santa Isabel, a mãe de São João, disse à Virgem Maria que acenderia uma fogueira para avisá-la quando São João nascesse. Assim, esse é o símbolo do nascimento de São João e da visita de Maria.

  • Balões e fogos

Embora proibidos no Brasil devido aos incêndios que podem causar, os balões têm sua origem na China, região onde foi inventada a pólvora e a manipulação dos fogos. Hoje em dia os balões são apenas decorativos sob o risco de causarem acidentes.

E então, você imaginava que a origem das festas de São João fosse tão longínqua, no espaço e no tempo, e contasse com tantos detalhes? Agora você vai dançar a quadrilha e pular a fogueira com mais alegria e conhecimento!

Adelmario Coelho representa o autêntico forró pé-de-serra, divulgando, através de suas canções, os costumes e a cultura do Nordeste. Do seu trabalho emana o calor, a alegria e a força do povo nordestino. Conhecido como o “Forrozeiro do Brasil”, traz em seu estilo vibrante uma variedade de ritmos como o baião, o xote e o xaxado, que se integram em shows inesquecíveis. O cantor já foi assistido por mais de um milhão de pessoas em suas turnês, que acumulam uma média de 120 shows por ano, realizando participações em grandes eventos e expandindo o forró não só durante o São João. Ao todo, sua carreira registra mais de mil shows e já ultrapassa a faixa de um milhão de CDs vendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *