Curiosidades do Nordeste: O que é Baião?

adelmario-coelho_curiosidades-nordeste-baiao-702x449

A região Nordeste desperta encantos e curiosidade de todos nós brasileiros. Com um povo acolhedor, de uma energia sem igual, ritmos contagiantes que embalam as festividades da região, e claro, não podemos esquecer de citar das belezas naturais e as delícias que culinária local apresenta.

Quando falamos da região Nordeste, podemos abordar vários fatores que compõe a sua cultura, no entanto, hoje quem pede passagem é o Baião, um ritmo popular nordestino. Aperte os cintos e se renda a alegria do Baião. Conheça agora 5 curiosidades sobre esse ritmo.

Você sabia que baião já teve outro nome?

Os historiadores relatam que o Baião antes era conhecido como baiano. Sua origem se dá através de um tipo de Lundu (gênero musical e dança tradicional brasileira que unia o batuque dos escravos bantos com ritmos portugueses).  Além disso, o baião ganhou influência da música caipira, modas de viola e danças indígenas. Um ritmo repleto de diversidade cultural.

Onde tem música e dança tem Baião?

No início toda festa que tinha música e dança era conhecida como baião. Surgindo as expressões: “Hoje tem Baião” ou “onde será o Baião?”, demonstrando a grande influência que o ritmo tem na cultura nordestina.

Como esse ritmo passou a ser conhecido?

Em 1940, o Baião se popularizou e através de artistas como Luiz Gonzaga, conhecido também como o Rei do Baião e Humberto Teixeira o Doutor do Baião. Com eles o baião saiu das festas populares do interior e ganhou o gosto das cidades e daqueles que representavam o bom gosto nacional. E foi neste período que o Baião rompe as fronteiras na região nordeste, sendo reconhecido nacionalmente.

Já ouviu falar nos Baianos Tropicalistas?

Mesmo com o grande sucesso e influência em muitos músicos do Brasil, o baião perde fôlego, passando por uma fase de declínio no início da década de 50. Para reverter essa situação o grupo Baianos Tropicalistas e Geraldo Vandré entram em cena, dando uma nova roupagem para o ritmo, regravando grandes sucessos como “Asa Branca” de Luiz Gonzaga.

No entanto, o Baião continuou rompendo fronteiras e desta vez musicais. Nos anos 70, o ritmo ganha mais espaço na mídia com artistas de outros estilos musicais, entre eles Fagner e Raul Seixas.

A animação do Baião e suas canções

Para tocar esse ritmo os instrumentos mais usados são a sanfona, a flauta doce, o triângulo, a viola caipira e claro, o acordeom. A grande característica do Baião é que os instrumentos e as vozes são intercaladas em um ritmo binário.

Entre as músicas que se destacam no Baião, já citamos “Asa Branca”, que pode ser considerada uma das mais famosas e outros sucessos como “Baião”, “Vem Morena”, “Juazeiro”, dentre outros, trazendo sempre temáticas simples que relatam a vida diária do povo nordestino.

O Baião é um ritmo forte não só na cultura nordestina, tendo grande relevância no cenário nacional, chegando até mesmo nas telonas com filmes como o “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “A Noite de Espantalho”.

E você já, conhecia sobre este ritmo contagiante? Já se envolveu em alguma dança? Deixe seus comentários e continue interagindo com nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *