Conheça os 5 estilos musicais do Nordeste que mais fazem sucesso no Brasil!

conheca_os_5estilos_musicais

Que o Nordeste é uma região muito rica em cultura, isso não se discute. O que nem todo mundo sabe é que ele é um verdadeiro celeiro musical, um grande “palco” que abre espaço para vários ritmos e artistas. O Nordeste vai muito além de frevo e forró! Ele é terra colorida, plural e multicultural que reúne sons envolventes e muito característicos. Veja só quantos ritmos nordestinos fazem sucesso no Brasil inteiro e ajudam a levar a cultura dessa região para o mundo. Vem com a gente!

Xaxado

Esse ritmo tem suas origens no sertão nordestino e remonta à marcante época do cangaço. O xaxado é sinônimo de alegria, mas também de guerra, pois era dançado sempre que os cangaceiros conquistavam alguma vitória. O nome pra lá de sugestivo vem do barulho que as sandálias faziam ao tocarem no piso sertanejo.

Samba de Roda

O samba de roda nasceu no recôncavo baiano e é resultado da mistura entre diferentes ritmos africanos. Ele mescla festa, poesia, dança, música, ludicidade e religiosidade, o que torna esse ritmo muito especial. Hoje o samba de roda é um de nossos maiores patrimônios culturais e não é à toa que ele se transformou em um símbolo inconfundível de brasilidade.

Forró

Quem resiste a um forrozinho? Esse ritmo contagiante é sinônimo de tradição nordestina. Ele engloba a quadrilha, o xote, o baião, dentre outras variantes, podendo ser dançado mais colado ou separado do par.

Embora seja conhecido no país inteiro, o forró é mais popular nas cidades de Aracaju, Fortaleza, Caruaru, Mossoró, Campina Grande, Juazeiro do Norte, Natal, João Pessoa, Teresina, Maceió, Recife, Salvador, Amargosa, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Jequié, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Ibicuí. É meu povo, a sanfona e o triângulo soam mais alto no Nordeste. Mas não se avexe! Se quiser dançar um bom forró – mesmo que não more nessas cidades – é só transformar a sala da sua casa em salão e sair arrastando o pé até o dia raiar.

Frevo

O frevo é um ritmo típico de Pernambuco e sua popularidade no país se deve ao fato dele ser dançado no Carnaval de Recife, encantando assim nativos e turistas do mundo todo. O frevo é uma fusão da marcha, do maxixe e de elementos da capoeira, sendo que o que mais impressiona é a agilidade nos passos de dança, acompanhando o tempo da música. Vale destacar que esse ritmo acelerado surgiu no século XIX e segue vigoroso até hoje.

Axé

O axé é um gênero musical relativamente novo se comparado aos outros ritmos nordestinos. Ele nasceu na Bahia, nos anos 80, durante manifestações populares no carnaval soteropolitano. Seu nome – na língua iorubá – quer dizer energia, poder ou força presentes em cada coisa ou ser. Em síntese, na cultura popular o termo axé é uma saudação que transmite energia positiva e boas vibrações.

Esse ritmo contagiante mistura referências do reggae, forró, merengue, maracatu, frevo e ritmos africanos. Além disso, a percussão é uma presença marcante no axé e a positividade, como o próprio nome sugere, é um dos principais traços desse ritmo tão famoso no país inteiro.

E aí, você já sabia que todos esses ritmos eram nordestinos? De qual deles você gosta mais? Esses sons costumam embalar momentos importantes da sua vida? Até a próxima e continue de olho no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *