Conheça os maiores eventos de forró do mundo!

adelmario-coelho_5-dicas-organizar-eventos-musicais-sua-cidade-702×449

Para um ritmo batizado com uma palavra supostamente vinda do Inglês (for all = para todos), nada mais justo do que ter eventos à altura. Nascido no Nordeste, o forró tem influências africanas e europeias, mas ganhou o restante do país na década de 40, com Luiz Gonzaga.

A origem do nome pode ser controversa, mas o fato é que o ritmo está entre os mais representativos do Brasil, capaz de juntar milhares de pessoas e fomentar uma rivalidade entre cidades tradicionais para agremiar festas dedicadas ao gênero. Esta “rivalidade” é justamente por conta de quem ostenta o título de sediar os maiores eventos de forró do mundo. Conheça quais são essas festas e planeje onde irá dançar agarradinho!

Aracaju (SE)

Os números impressionam. Em 2014, o Forró Caju teve um investimento de R$ 7 milhões e levou aos palcos cerca de 300 atrações. O evento está em sua 22ª edição e se orgulha por estender por um mês, como uma Copa do Mundo do gênero, atraindo um milhão de pessoas pelas ruas de Aracaju.

O megaevento é uma das maiores festas do Brasil e conta com uma estrutura proporcional. São inúmeros banheiros, camarotes, atendimento médico e cantores nacionais e internacionais na programação.

Cerca de 150 mil pessoas passam por dia no Forró Caju, que disputa com Campina Grande o título de maior evento forrozeiro do Brasil. Usualmente feito em junho (como uma grande festa junina), as datas variam e são divulgadas pela prefeitura. Bom ficar de olho nas notícias do anúncio dos dias para se programar!

Campina Grande (PB)

A cidade é conhecida por ter o maior São João do mundo. E não é nenhum exagero, já que a festança dura 30 dias e tem na programação o forró pé de serra, passeios culturais e apresentações variadas.

Realizado no Parque do Povo – uma enorme praça de eventos – a festa tem maturidade suficiente alcançada ao longo de seus 31 anos de existência. Há comidas típicas, danças folclóricas e exposição de artesanato.

Patrocinadores de peso ajudam a manter o São João de Campina Grande, que também acontece no mês de junho.

Caruaru (PE)

Boa notícia para os frequentadores do São João de Caruaru: este ano a previsão é que a festa comece no dia 1º de junho e termine só no dia 29. A seleção musical é variada – são mais de 350 atrações – mas valoriza artistas locais. No ano passado, 82% eram de Caruaru.

A cada ano, a festa homenageia um artista representativo para a cultura nacional e os investimentos ultrapassam os R$ 10 milhões. São seis mil empregos gerados e um público estimado em 1,5 milhões de pessoas. A festa conta com uma página no Facebook que divulga conteúdo interessante para quem quer se programar para uma visita ao local.

Como curiosidade, há uma fogueira ecológica queimando durante todo o São João, que acontece no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

E aí, já está decidindo qual irá visitar? As três são igualmente organizadas, tradicionais e levam ao público o melhor do forró! Cabe ao público julgar quem merece o título de maior evento de forró do mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *