Conheça 4 festas típicas do nordeste que você deveria participar!

conheca_as4festas_tipicas-702×449

Belas praias, clima agradável e povo hospitaleiro. A região nordeste é uma das mais procuradas e pode ser visitada em todas as épocas do ano. Rica em cultura e com costumes inconfundíveis, o Nordeste também se diferencia pelo calor humano de seus habitantes, sempre alegres e festeiros.

Não à toa, na região acontece o melhor carnaval do Brasil e muitas outras festas típicas imperdíveis, que um dia todos deveriam participar. Por conta disso, neste post vamos listar os principais festejos nordestinos que você não pode perder. Confira:

adelmario-coelho_conheca-4-festas-tipicas-do-nordeste_1MB_702x449

Carnaval

Falar das festas típicas do Nordeste, sem citar o carnaval de Salvador, na Bahia, é algo impensável, como tirar a cereja de um bolo. A maior festa popular do planeta, de acordo com o Guinness Book, o Livro dos Recordes, conta com mais de 2,5 milhões de foliões todos os anos correndo e se divertindo atrás dos trios elétricos pelos circuitos baianos.

Conhecido internacionalmente e um dos destinos mais concorridos do Brasil nessa época do ano, inclusive por artistas e celebridades, o carnaval baiano não é o único. O carnaval de Olinda, em Recife, é outra festa nordestina bastante famosa por conta, principalmente, de seus gigantes bonecos, do frevo e do maracatu, símbolos da cultura local.

Por lá também desfila o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, que atrai mais de 2 milhões de pessoas todos os anos.

Micaretas  

As ‘micaretas’ ou carnavais fora de época, apesar de espalhadas por todo o Brasil, tiveram início na região Nordeste, onde ocorrem algumas das mais tradicionais, como o ‘Carnatal’, em Natal (RN), o ‘Fortal’, em Fortaleza (CE) e o ‘Pré-Cajú, em Aracajú (SE).

Festa Junina

Nos meses de junho e julho é a vez dos ‘arraiás’ tomarem conta do Nordeste. A região inteira entra em festa nessa época do ano. As Festas Juninas são tradições nordestinas realizadas em todos os lugares, de bairros a enormes eventos populares culturais, como em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), que disputam o título de Maior São João do Mundo e ocorrem durante todo o mês. Quem preferir também pode conferir arraiás famosos de outras cidades, como Aracajú, Salvador, Juazeiro do Norte, Mossoró ou Teresina.

Quem participa dessas festas não pode ficar de fora dos concursos de quadrilha, abrir mão de dançar forró pé-de-serra ou deixar de experimentar as deliciosas comidas típicas dos festejos juninos, como pé de moleque, canjica, buchada de bode, entre outras iguarias. As atrações forrozeiras de todos os estilos, de bandas locais até conjuntos consagrados do gênero, espalhados por tendas, barracas e quiosques. E o melhor de tudo: de graça!

Outro fator importante das Festas de São João é sua influência na economia nordestina. Atrás apenas da temporada de verão, essa época do ano é o segundo período com maior movimento financeiro em todo a região, devido ao grande fluxo nos destinos turísticos.

Segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), mais de 500 mil pessoas deixam a capital baiana com destino às cidades do interior, isso sem contar turistas de outros estados e até de outros países.

Para se ter uma ideia, as festas de São João mobilizam a população dos 417 municípios da Bahia. Na capital baiana, um grande evento é realizado no Pelourinho, onde em dez dias de festa, mais de 200 atrações passam pelo local.

Bumba-Meu-Boi

Oriunda de Pernambuco, a Festa do Bumba-Meu-Boi, exportada para o Amazonas e conhecida como Boi-Bumbá, hoje é um dos principais símbolos folclóricos do estado do Maranhão.

A festa percorre a cidade com mais de 200 bumbas-meu-boi participando dos festejos e fazendo apresentações ao povo. O tradicional enredo ‘Catirina grávida deseja comer a língua do boi do Capitão’ gira em torno do drama de um escravo, Chico, que mata o boi do dono da fazenda a pedido de sua esposa, Catirina, que grávida deseja comer a língua do animal, um prato típico da cultura nordestina. Porém, ao realizar o desejo da esposa, Chico acaba preso, mas com a ajuda de curandeiros o boi acaba ressuscitado.

Para se ter ideia, o Bumba-Meu-Boi é registrado como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As festas nordestinas, apesar de adaptadas em outras regiões brasileiras, são únicas, recheadas de símbolos e aspectos culturais singulares do Nordeste. Por isso, se puder, não perca a oportunidade de participar e conhecer nenhuma dessas festividades, consideradas inigualáveis.

E caso tenha alguma outra sugestão, dica ou dúvida sobre essas festas, deixe seu comentário. E não deixe de acompanhar nosso blog! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *