8 comidas nordestinas que você deve provar!

8-comidas-nordestinas-que-você-deve-provar!-(1)

O nordeste é uma região do Brasil rica em cultura, personalidade e uma culinária imperdível! Para apreciar um pouco da diversidade encontrada neste canto do país, que tal conhecer oito comidas nordestinas que você não deve perder na visita a estes estados? Confira logo abaixo nossas sugestões!

Abará — Bahia

Quem visita a Bahia e não prova o abará pode considerar que perdeu uma parte forte da cultura baiana. O abará é o tradicional bolinho de feijão cozido em banho maria e servido em uma folha de bananeira com camarão seco, cebola ralada, sal e azeite de dendê.

Ele é frequentemente confundido com o acarajé, que é sua versão frita, porém o sabor do feijão é bem mais valorizado quando é consumido tradicionalmente cozido. Confira aqui uma deliciosa receita de abará!

Sururu — Pernambuco

O sururu é um molusco encontrado nas conchas de muitas praias do nordeste brasileiro. Em Pernambuco, esse molusco é utilizado na elaboração de um prato muito saboroso e tradicional, que é o caldo de sururu, preparado à base de dendê e leite de coco.

Apesar de seu sabor não agradar a todos os paladares, provar um prato de sururu é como participar de parte da tradição da região: indispensável. Confira uma boa receita de sururu neste link.

Cuscuz de camarão com leite de coco — Alagoas

O cuscuz é uma receita muito consumida no nordeste do Brasil. Produzido com farinha de milho, esse foi um alimento trazido pelos escravos africanos para a região, por sua facilidade de preparo e grande capacidade de fornecer energia.

No estado de Alagoas, o cuscuz é uma unanimidade na cozinha das famílias, que preparam essa receita com muito camarão e leite de coco, enriquecendo um prato conhecido por ser simples. Confira essa receita alagoana imperdível de cuscuz com camarão!

Buchada de bode — Paraíba

A buchada de bode é uma receita portuguesa que caiu no gosto dos nordestinos. Ela consiste no preparo dos órgãos do bode, como os rins, o fígado e outras vísceras, cozidas dentro do próprio estômago do animal (por isso o nome é buchada).

Não é todo mundo que tem coragem de enfrentar um bom prato de buchada no calor nordestino, mas na Paraíba, o prato é considerado uma paixão regional! Quer saber como preparar uma boa buchada? Clique aqui!

Carne de sol com queijo coalho — Rio Grande do norte

A carne de sol é uma iguaria do nordeste brasileiro muito admirada em outros cantos do país. Nas épocas da colonização portuguesa, a carne de sol era uma alternativa encontrada pela população local para armazenar as carnes de boi que se perdiam com muita facilidade, salgando-as bastante e expondo suas peças ao sol. Essa “conserva” produziu um sabor muito peculiar a estes pedaços de carne, que eram adicionadas a várias receitas elaboradas nos estados nordestinos. No Rio Grande do Norte é comum comer a carne de sol com queijo coalho. Que tal conferir uma receita dessas aqui?

Baião de dois — Ceará

O Cearense é um apaixonado com o baião de dois. Essa mistura de feijão, arroz e pedaços generosos de carne como paio e linguiça é capaz de conquistar o paladar de qualquer brasileiro.

O baião de dois começou a ser consumido na região por sua capacidade de fornecer energia para os escravos que trabalhavam nesses estados. Com o passar dos séculos, a receita foi se tornando ainda mais saborosa e requintada. Confira uma boa opção desta receita tipicamente cearense clicando no link!

Arroz de cuxá — Maranhão

Cuxá é o nome dado para um molho tipicamente maranhense elaborado com vinagre, gengibre, camarão seco, farinha de mandioca e pimenta de cheiro. Ele pode ser adicionado a várias receitas tradicionais da região, mas é sempre encontrado misturado com arroz, criando o saboroso arroz de cuxá, encontrado só neste estado.

Quer aprender a fazer um arroz de cuxá imperdível em casa? Pode dar uma olhada nessa receita!

Galinha à cabidela  —Piauí

A galinha à cabidela é um prato tipicamente português que fez muito sucesso nas terras do nordeste. Ela é uma versão do tradicional frango ao molho pardo mineiro, onde a galinha é cozida no próprio sangue, criando um molho saboroso e uma carne generosamente macia.

A galinha à cabidela é um dos pratos favoritos do estado do Piauí. Quer aprender a fazer um igual? Confira essa sugestão!

Quais das receitas nordestinas que citamos acima chamaram mais a sua atenção? Qual é o seu prato típico favorito do nordeste? Deixe seu comentário! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *