Você sabe o que é Cavalo Piancó?

Você-sabe-o-que-é-Cavalo-Piancó-(2)

Ah… A cultura do povo nordestino! Uma região rica em tradições e com tanta diversidade merece ser reconhecida e também conhecida pelos brasileiros. Para aqueles que ainda não fizeram sua viagem até a terra do folclore e seus ritmos dançantes, fica a oportunidade de conhecer um pouquinho através do blog e pela internet.

Aqui no nordeste, assim como em outras regiões, cada cidade possui suas crenças e seus costumes, que são demonstrados através das artes, danças e gastronomia. Mas o que se destaca muito por aqui são as manifestações artísticas por meio de diferentes sons e ritmos.  Geralmente, as músicas típicas são cantadas juntamente com uma dança ou coreografia.

No post de hoje vamos falar de uma dança nordestina conhecida como Cavalo Piancó! Já ouviu falar? Se a resposta for não, esse post é para você! Chega mais!

O que é Cavalo Piancó

Essa palavra um tanto diferente surgiu há um tempo, como uma brincadeira divertida entre crianças de uma comunidade nordestina, que mais tarde se transformou em dança, com direito a variados ritmos e cantigas.

A dança, como era de se esperar, foi passando de geração em geração e perdura até hoje nos costumes da população e até de outras regiões do Brasil.

Onde surgiu

A origem dessa dança, que possui descendência negra, se deu no município de Amarante, no estado do Piauí. Amarante se localiza às margens de três rios: Canindé, Parnaíba e Mulato.

É sabido que foram nas margens do rio Canindé que os negros, na intenção de espantar o sono sob as noites de luar, dançavam o Cavalo Piancó. Hoje é difícil encontrar um habitante que não conheça essa dança, que se tornou praticamente parte da cultura da cidade de Amarante, e é também um motivo de orgulho para os cidadãos.

O que significa

A palavra “piancó”, segundo os habitantes de Amarante, quer dizer “cavalo manco”. Mas alguns questionamentos recentes, feitos pela própria população Amarantina, sugerem que a palavra “piancó” teria origem indígena, relacionada ao chefe Piancó da tribo dos índios Coremas, no oeste da Paraíba.

O nome, que pode significar temor ou medo, deu origem ao Vale do Piancó — ocupado pela tribo — que ainda hoje leva essa denominação.

O coro

Para dançar o Cavalo Piancó, segue o coro:

“Ora o meu cavalo é Piancó

Ora o meu cavalo é Piancó

Ora o meu cavalo é Piancó

Bonito pra vadiar

Cavaleiro troca o par.”

Como dançar

A dança possui uma coreografia muito divertida e engraçada, pois imita os passos de um cavalo manco. Os dançarinos, homens e mulheres, formam pares e se juntam em um círculo, onde começam a fazer os trotes compassados.

Durante a dança, os pares vão sendo trocados e o compasso muda, alternando entre passos e pisadas firmes no chão. Muitas vezes, a dança é feita com diferentes músicas e por isso o ritmo pode ser mais lento ou bem acelerado, diversificando a coreografia. Bem legal, não é?

E você, que tal aprender a dançar o Cavalo Piancó? Se joga no ritmo que, além de cultura, também é diversão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *