4 festas brasileiras em que o Forró Pé de Serra é uma boa pedida

4_festas_brasileiras_em_que_o_Forro_Pe_de_serra_e_uma_boa_pedida

O Forró é uma dança popular do Nordeste e que há tempos já conquistou o Brasil inteiro. Seu nome deriva da palavra forrobodó, de origem africana. Mas para quem não sabe o Forró Pé de Serra é uma denominação criada pelo conhecido sanfoneiro Luiz Gonzaga para diferenciar o Forró tradicional do Forró universitário ou eletrônico, que são tão presentes nos dias de hoje.

Assim, enquanto o Forró Pé de Serra utiliza os instrumentos básicos — triângulo, sanfona e zabumba — o Forró universitário ou eletrônico utiliza além destes a bateria, a guitarra, o sax, o teclado e o baixo. Ou seja, para quem curte uma festa onde predomina a mistura de sons e ritmos típicos e tradicionais, vale apostar no Forró Pé de Serra como repertório. Veja agora então 4 festas brasileiras em que este estilo de música é uma boa pedida!

Carnaval

O Carnaval teve origem na Grécia por volta dos anos 600 a 520 a.C. onde cada cidade adaptava a festa e as brincadeiras aos seus próprios costumes. Hoje ela é a festa mais famosa do Brasil e é comemorada em quase todas as regiões, tendo predominância no Nordeste e Sudeste.

No Nordeste, a comemoração também se move ao som do Frevo, incluindo itens coloridos nas roupas, objetos e bonecos, com diferentes acrobacias. No Sudeste o carnaval é representado pelos blocos de rua em sambódromos, com competições e desfiles de diferentes escolas.

Por se tratar de uma comemoração no país todo e que possui variados repertórios, o Carnaval é uma festa que vale a pena investir no Forró Pé de Serra. Deixe o ritmo da sanfona, da zabumba e do triângulo fazer parte da diversão!

Festa Junina

A festa Junina, conhecida também como festa de São João é comemorada em todo o Brasil, mas tem maior presença no Nordeste. A tradição veio de Portugal e foi incluída pelos portugueses nos costumes das populações locais daqui. Nas festas, além da música e das danças são realizadas também diversas brincadeiras como bingos, casamentos caipiras e quadrilha.

Nas festas de São João já é muito comum a presença do Forró, seja ele mais tradicional ou mais moderno. Um ótimo motivo para não errar nas comemorações é, então, apostar no Pé de Serra!

Boi Bumbá

A festa do Boi Bumbá ou Bumba meu boi também é comemorada em todo o país e pode ter nomes diferentes dependendo do local. Também de origem portuguesa, é mais praticada nas regiões Norte e Nordeste, onde os personagens principais da festa representam as diferentes classes sociais da época colonial, que foi marcada pela escravidão e pela monocultura.

Que tal incluir nessa festa o Forró Pé de Serra? Animação para a dança é o que não vai faltar.

Réveillon

Apesar de não ser uma festa típica e sim uma celebração de final de ano, o Réveillon brasileiro é bastante badalado. Nessas comemorações o que não falta são os fogos e a presença de diferentes simpatias, e não poderia ser diferente com a música: não existem regras, pois vários ritmos são apreciados.

Sendo assim, por que não aproveitar para curtir também um Forró Pé de Serra no fim do ano? Seja onde for, as pessoas com certeza gostarão de aprender a dança, que traz muita diversão e entrosamento entre os casais.

Conhece mais alguma festa que merece a presença do Pé de Serra? Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *