Conheça um pouco sobre a tradição das cavalgadas nordestinas

Conheça-um-pouco-sobre-a-tradição-das-cavalgadas-nordestinas

As cavalgadas são passeios tradicionalíssimos no nordeste. Elas estão enraizadas na cultura sertaneja, tanto que o costume de passear a cavalo passa de geração em geração nas famílias nordestinas. Especialmente em cidades como Mulungu, Quixeramobim, Canindé, Araçatuba, Paramoti e Tejuçuoca, as cavalgadas fazem parte dos hábitos locais e se misturam até com a religião.

Com o passar do tempo, as cavalgadas se transformaram em uma mescla de amizade, aventura, devoção, fé, integração com os animais e muita coragem. Quer saber um pouco mais sobre esta tradição? Então continue lendo o nosso texto!

O que é cavalgada?

As cavalgadas são passeios coletivos de cavaleiros. Elas se configuram como práticas tão importantes para a cultura nordestina, que fazem parte do calendário cultural e esportivo de vários municípios da região.

Vale ressaltar que as cavalgadas são também manifestações de fé e devoção, que envolvem elementos religiosos e fazem referência à crença católica através dos santos, cortejos, votos e promessas.

Quais são os objetivos das cavalgadas?

As cavalgadas podem ter diferentes objetivos: religioso, cívico, ecológico ou esportivo. Elas podem ser feitas a título de competição, ou podem simplesmente representar a busca por prazer, diversão e contato com a natureza.

Por ser uma atividade alegre, descontraída e, normalmente, bem organizada, a cavalgada é praticada por mulheres, homens, jovens, crianças e idosos. Ou seja, é uma tradição muito democrática e acessível.

Como começaram as cavalgadas?

A cavalgada é uma tradição milenar, que surgiu na Europa e na África em meio às atividades de domesticação de cavalos. Apesar de existirem há tanto tempo, as cavalgadas ganharam mais força nas últimas décadas e se tornaram populares entre criadores de cavalos. Hoje, elas sãos costumes que unem fazendeiros, peões e apaixonados por muares e equinos.

Onde as cavalgadas podem ser feitas?

Os passeios a cavalo podem ser feitos em diferentes lugares. Não há muitas restrições, desde que o terreno seja favorável para as cavalgadas. Normalmente, o evento acontece em trilhas, campos, estradas, fazendas, plantações e riachos. O ideal é que o trajeto possibilite a contemplação da flora e da fauna local. Além disso, a programação deve valorizar o entretenimento. Bons exemplos desse tipo de passeio são as chamadas Cavalgadas Show, que envolvem a cavalgada em si e as apresentações musicais.

A tradição das cavalgadas em Canindé

Canindé é uma das referências quando se trata de cavalgada no nordeste. Na cidade cearense, as famílias gostam de fazer grandes passeios coletivos. O lugar conta com associações de cavaleiros que organizam cavalgadas em comemorações municipais, eventos agropecuários, passeios ecológicos e festas religiosas.

O passeio mais famoso na região é a viagem de Quixeramobim para Canindé, cujo percurso tem 140 km. O caminho é marcado por muita aventura e os cavaleiros usam apenas 22 quilômetros de asfalto. No meio do passeio, os participantes podem viver e apreciar um pouco da história do Ceará, observando até mesmo edificações centenárias de alvenaria.

E aí, você gostou de saber um pouco mais sobre a tradição das cavalgadas? Já participou de passeios coletivos a cavalo? O que achou? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *