Prepare um cardápio típico de festas de São João!

maçã_do_amor

Com a chegada do mês de junho, muitas pessoas já começam a se preparar para as Festas de São João. A festa é muito tradicional nas regiões sertanejas do Brasil, mas se espalhou por todo Brasil a ponto de se tornar um patrimônio nacional frequentemente reproduzido nas mais diversas cidades.

Dependendo da região onde é realizada, ela apresenta um caráter peculiar que sofre grande influência da localidade. Mas existem coisas que não podem ficar de fora de nenhuma boa comemoração junina, como as brincadeiras e as barracas com um cardápio típico cheio de comidas deliciosas. São doces, salgados e bebidas que estão, geralmente, ligados à cultura do campo. Milho, arroz, coco e amendoim são as bases para muitas receitas desse cardápio. Veja algumas comidas típicas que não podem faltar nessa festa!

Principais características

A festa tem raízes europeias e foi trazida para o Brasil através da colonização dos portugueses. Elas são comemoradas em junho devido aos dias de São João, Santo Antônio e São Pedro.

Hoje a festividade é lembrada principalmente por suas características marcantes como as bandeirinhas, fogos de artifício, fogueira, comida e muita música. A quadrilha é um dos eventos clássicos de uma boa festa junina, independente da região em que é realizada, já a fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos e o foguetório serve para agradecer aos céus pela farta colheita.

Em algumas festas homens e mulheres vão caracterizados com trajes caipiras e até mesmo podem inverter os personagens e os trajes típicos, ou seja, homem vestido de mulher e mulher vestida de homem!

Cardápio típico

As comidas típicas também são símbolos juninos em forma de agradecimento pela boa colheita. Como junho é o mês da apanhada do milho, ele é o destaque do cardápio e está presente em várias receitas, como o curau, a pamonha, a pipoca, a canjica, o bolo de milho e tantas outras delícias que fazem a alegria dos convidados.

Também não ficam de fora o arroz doce, o pinhão, o pé de moleque, a cocada, a paçoca, a maçã do amor, o bolo de fubá e a tapioca. As comidas ficam arrumadas em barracas e enchem os olhos de todos. É válido lembrar que outros destaques foram se infiltrando nas celebrações brasileiras, como o cachorro quente e o bolo de aipim cru — conhecido como mané pelado.

As bebidas também não deixam a desejar e as de maior destaque são o quentão — feito com pinga, canela e gengibre —, o vinho quente e o licor com sua variedade de sabores. Elas são ótimas para essa época do ano em que as temperaturas estão mais baixas e o corpo pede uma bebida quente.

Do prato principal às sobremesas, tudo tem a cara e gostinho do interior. E não há quem resista a tanta comida boa!

Cada região se destaca de um jeito especial na hora de apresentar seus festejos, mas o que todo mundo não pode deixar de fazer é aproveitar e, para isso, vale tudo! Vestir-se com roupas características do período, arrumar um par para dançar quadrilha, participar das brincadeiras e, claro, render-se às saborosas comidas.

Agora que você já entende um pouco mais sobre as festas juninas, pegue o seu chapéu e corra para o Arraiá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *