Brincadeiras de festa de São João: confira as mais comuns!

Brincadeiras_de_festa_de_Sao_Joao_confira_as_mais_comuns_blog

Uma típica festa de São João acontece tradicionalmente no mês de junho. Além das bandeirinhas, do Forró, das comidas e bebidas características, o que não pode faltar na celebração são as brincadeiras.

Elas integram e divertem crianças e adultos, além de serem pequenos aprendizados sobre os costumes e folclore do sertão. Conheça no post de hoje os entretenimentos mais tradicionais das festas juninas!

O casamento caipira

Conhecido também como “casamento matuto” ou “casamento da roça”. O enredo principal da história é sempre o mesmo: a noiva aparece grávida e o pai obriga o rapaz a se casar com ela. O noivo tenta fugir, mas sem sucesso, pois o pai da noiva tem o apoio do delegado da cidade.

Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.

Quadrilha

Essa pode ser considerada a brincadeira mais tradicional da festa junina. Homens e mulheres dançam de braços dados e um casal é escolhido para fazer os passos que precisam ser seguidos.

Os passos mais usados na quadrilha são o “balancê” — quando o casal dança junto balançando em seus lugares — e o “cumprimento” — que acontece em filas, quando a pessoa fica de frente para o seu par. Eles se aproximam dançando para se cumprimentarem.

Cadeia

Durante a festa, os convidados podem escolher pessoas que devem ser presas. Para sair da cadeia, o preso deverá pagar uma prenda que pode ser cantar, fazer uma imitação, dançar, etc.

Para construir a cadeia, escolha um local adequado na festa e o cerque. Algumas pessoas deverão ficar tomando conta da cadeia e dos presos.

Correio elegante

Os organizadores da brincadeira ficam responsáveis pela entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade ou alguma brincadeira.

É uma ótima oportunidade para fazer novas paqueras.

Pau de sebo

Esta brincadeira está quase sempre presente nas festas de São João. Um tronco é fixado no meio de uma clareira e nele é jogado uma espécie de óleo ou gordura para que fique bem escorregadio.

No topo do pau de sebo coloca-se um brinde e a brincadeira começa quando algum convidado da festa tenta subir. O jogo torna-se engraçado, pois, na maioria das vezes, os participantes não conseguem subir e acabam escorregando, ficando todos sujos de volta ao chão.

Pescaria

A pescaria é uma brincadeira simples, divertida e uma ótima opção para distrair as crianças.

Comece recortando vários peixinhos em cartolina colorida. Em seguida, faça um pequeno recorte na boca dos peixes e prenda com um clipe. Amarre em cada vara de pescar um barbante. Depois, amarre na outra ponta do barbante um clipe aberto (que fica parecendo um anzol).

Ganha a brincadeira quem pescar a maior quantidade de peixes. Também é comum a distribuição de brindes para o melhor pescador.

Corrida do milho

Para fazer a corrida do milho é preciso desenhar duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloque uma bacia cheia de milho. Atrás da outra linha, devem ficar os participantes da brincadeira reunidos em pares, um deles com uma colher e o outro segurando um copo descartável.

O participante que estiver com a colher deverá correr, encher a colher de milho e voltar para a linha de chegada para encher o copo do seu par. A dupla que terminar de encher o copo primeiro vence a brincadeira.

Essas são apenas algumas das brincadeiras que são realizadas durante as festas juninas. Elas são fundamentais para tornar a celebração ainda mais divertida e animada! Se você quer curtir uma tradicional festa junina, não deixe de visitar as cidades de Caruaru e Campina Grande, localizadas no Nordeste do Brasil. As duas disputam o título de “maior São João do mundo”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *