O que é Xaxado?

Curiosidades_do_Nordeste_-o_que_e_Xaxado_2-702×449

O Nordeste é uma região incrível, com uma cultura ímpar e admirada em todo o planeta. Ela se expressa nas comidas típicas, na música, nas roupas e especialmente na dança. Entre elas destaca-se o Xaxado, que muitas pessoas já ouviram falar, mas poucas sabem realmente o que é!

Esse ritmo contagiante é rico em histórias e mexe com os sentimentos do povo brasileiro desde a sua origem. Praticada até pelos antigos cangaceiros para comemorar sua vitória, ela merece nossa atenção e respeito! Quer descobrir um pouco mais sobre essa incrível curiosidade do Nordeste? Então leia o texto a seguir e saiba um pouco mais sobre o Xaxado!

O que é?

O Xaxado é um ritmo de dança bem típicos da região Nordeste do Brasil. Sua origem é um pouco controversa, mas acredita-se que ele surgiu nas regiões do interior do estado de Pernambuco, para depois ganhar o mundo.

Sua raiz é na cultura indígena e seu nome é atribuído a duas origens distintas: o som que os dançarinos fariam com os pés arrastando no chão durante a dança, soando como “xa xa xa” ou a palavra “xaxar”, que seria uma corruptela de outra palavra, no caso “sachar”, que significa capinar, cavar o solo com o sacho.

Como surgiu?

Como já foi dito, o Xaxado tem uma raiz na cultura indígena, mas sua paternidade propriamente dita não é muito certeira. Alguns autores dizem ser uma adaptação de danças típicas de Portugal, mas a origem mais divulgada e romântica é somente uma: a dança dos cangaceiros, em especial do bando de Lampião!

As primeiras pesquisas datam na década de 20 nas regiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Independente de quem a criou, sua divulgação invariavelmente passa pelos cangaceiros.

Eles usavam o ritmo e a dança como grito de guerra e para celebrar as vitórias. A figura da mulher era substituído por um rifle e a dança era praticada somente pelos homens, pelo menos até Maria Bonita se integrar ao bando. Por conta disso, até os dias de hoje, o Xaxado e cangaço são amplamente ligados.

o_que_e_xaxado

Características

O Xaxado é dançado aos pares e os grupos dançam animadamente ao som de instrumentos musicais típicos: a zambumba, o pífano, a sanfona e o triângulo, buscando seguir o ritmo original criado pelo barulho dos pés arrastando no chão, ditando o ritmo da dança! Os praticantes seguem se movimentando em fila, como na cultura indígena.

Já a indumentária passa por roupas bem típicas e tradicionais. O básico é usar vestimentas em tons marrons e cáqui, sempre de couro. Essa ideia também faz forte referência aos cangaceiros, pois são materiais fortes que os protegiam dos espinhos da catinga do sertão, além de serem fáceis de se achar nessa região.

Completam o traje o rifle (evidentemente de mentira nos dias de hoje!) e a alpercata nos pés, ajudando a produzir o som típico que marca a dança (elas também são feitas de couro).

Essas são as principais características do Xaxado. Essa dança incrível permeia a cultura popular e atrai os ouvidos de todos para o Nordeste. É mais uma demonstração clara da diversidade da cultura brasileira, que merece ser sempre lembrada e valorizada!

E você, já conhecia o Xaxado? Já se envolveu nesse ritmo dançante? Conte para gente!

Adelmario Coelho representa o autêntico forró pé-de-serra, divulgando, através de suas canções, os costumes e a cultura do Nordeste. Do seu trabalho emana o calor, a alegria e a força do povo nordestino. Conhecido como o “Forrozeiro do Brasil”, traz em seu estilo vibrante uma variedade de ritmos como o baião, o xote e o xaxado, que se integram em shows inesquecíveis. O cantor já foi assistido por mais de um milhão de pessoas em suas turnês, que acumulam uma média de 120 shows por ano, realizando participações em grandes eventos e expandindo o forró não só durante o São João. Ao todo, sua carreira registra mais de mil shows e já ultrapassa a faixa de um milhão de CDs vendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *